A Associação do Grupo Coral de Lagos é uma Associação cultural sem fins lucrativos de utilidade pública, constituída por escritura pública em 2 de novembro de 1976.

Objeto:

Ensino e divulgação da música, nomeadamente da música coral e desenvolvimento e promoção de outras atividades culturais e educativas para a infância e juventude, através das suas 3 Secções:
Grupo Coral de Lagos – Coro Infantojuvenil de Lagos – Conservatório de Música e Artes de Lagos.
Pela nossa escola de música passaram muitos dos mais promissores alunos de música do nosso concelho (Maria João Veloso, José Carlos Bago d’Uva, Tiago Cutileiro, Vera Batista e Inês Lopes, entre outros) e que hoje vão dando provas da sua qualidade e capacidade de trabalho, por esse Portugal fora.

Fazem parte da sua atividade centenas de atuações no país e no estrangeiro, em representação do município, com destaque para a apresentação de:
Missa Brevis K.V. 49, de Mozart
Missa Alemã, de Franz Schubert
Magnificat, de Eurico Carrapatoso
Requiem, de John Rutter
Encomendações das Almas, de Lopes Graça
Missa da Coroação KV 317, de W.A. Mozart

Produção de:
Edição anual ininterrupta do Festival de Coros do Algarve, desde 1976, e do Encontro de Coros Juvenis em Lagos, desde 2001.
Cursos Musicais de Férias em Lagos (1980-1985, retomados em 2018)
1 Ópera
6 Peças de teatro
4 CD’s
Incontáveis concertos…
Cursos de técnica vocal e workshops vários...

Instituição de Utilidade Pública desde Janeiro de 1992, conforme publicação no Diário da República n.º 13/92 II Serie de 16/01/92.
Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, em Outubro de 2001