Tendo como principal objetivo a difusão da música coral, fomentando nas populações locais o gosto pela expressão musical, este grupo, que é uma secção da Associação a que dá o nome (Associação do Grupo Coral de Lagos), nasceu em 1976 sob a orientação do Maestro José Maria Pedrosa.
Teve a sua estreia oficial a 10 de Junho de 1977, data que coincide com a I edição do Festival de Coros do Algarve, evento que ininterruptamente tem vindo a organizar e que é uma realização anual que ocupa um lugar de grande destaque entre as manifestações culturais da província e tem trazido até nós alguns dos mais conceituados agrupamentos corais nacionais e estrangeiros.
Pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura da nossa região, em Outubro de 2001, foi distinguido pela Câmara Municipal de Lagos com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro
Tem contado sempre com a direção e o apoio de grandes nomes da música coral; assim, depois do Maestro José Maria Pedrosa, por ordem cronológica, dirigiram o Coro: Maestro Renato Espada, Maestro Luís Pedro Faro e Maestrina Maria João Veloso, Maestro Jorge Alves, Maestro Paulo Lourenço. Maestro José Carlos Bago d’Uva, Maestro Gonçalo Lourenço, Maestrina Filipa Palhares, Maestro Sérgio Peixoto e Maestrina Vera Batista.
Das muitas atuações do Grupo, no país e no estrangeiro, destacam-se:
Gravações na Rádio Difusão Portuguesa, programa 2, que foram editadas.
Participação no intercâmbio cultural Europália, integrado na Europália/91, na Bélgica.
III Aniversário do Coro do Estreito de Câmara de Lobos - Madeira.
Receção ao Senhor Presidente da República e Sessão Solene que se lhe seguiu no dia 10 de Junho de 1996, dia de Portugal, comemorado em Lagos
Participação no VII Encuentro Internacional de Canto Coral - Soria (Espanha); e no XI Festival de Panxolinas - Baiona (Galiza - Espanha).

seguir